A ARPAN é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos comerciantes (cooperativas e distribuidores) de insumos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos.
A ARPAN foi fundada em 1999 e sua criação atende às determinações da Lei federal nº 9.974/00, que estabeleceu os princípios para o manejo e a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas a partir de responsabilidades compartilhadas entre todos os agentes da produção agrícola – agricultores, canais de distribuição e cooperativas, indústria e poder público.
Somos lideres mundial em logística reversa.
Nossa Associação é composta por: Presidente, Executivo, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Associados
Desempenhar um papel importante na capacitação de seus associados, promover o desenvolvimento econômico e social cultivando parcerias, servindo com profissionalismo, trabalhando com responsabilidade e valorização das pessoas.
Ser referência em Logística Reversa e no Agronegócio contribuindo para o desenvolvimento sustentável no aspecto econômico, social e ambiental, agindo sempre em conformidade com as normas e legislações.
Congregar os agentes do mercado, no segmento de produtos destinados ao uso na agropecuária no geral, visando o fortalecimento e união do setor de comerciantes desses produtos, na defesa dos interesses comuns;
Profissionalizar o relacionamento político com autoridades, constituídas, e com a mídia em geral, divulgando e fortalecendo pontos de interesse da associação;
Promover a adequada destinação final dos resíduos e embalagens, seus componentes e afins, observando as normas ambientais e compartilhando responsabilidades na cadeia da logística reversa em conformidade com a legislação pertinente;
Proporcionar aos associados o debate de ideias, a geração e elaboração de documentos, que possam consolidar junto ao publico em geral a imagem de entidade profissional e confiável;
Ser porta-voz da classe, em todas as ocasiões nas quais se exige interesse comum;
Colaborar com entidades congêneres e oficiais em projetos de interesse mútuo;
Incentivar e Coordenar a implantação de sistemas alternativos de gestão comercial, visibilizando parcerias com fornecedores industriais, fomentando o uso da tecnologia da informação, buscando profissionalização, modernidade e rentabilidade que resultem a curto e médio prazo em maior e melhor participação no mercado de produtos agropecuários, elevando a produtividade rural.
Graças as empresas associadas a Logística Reversa se tornou algo concreto na nossa região onde são gastos, através da Arpan, cerca de R$ 500 mil por ano para manter o sistema funcionando e graças a este comprometimento conseguimos retirar do meio ambiente, cerca de 200 toneladas nos Estados de Pernambuco e da Paraíba e cerca de 400 toneladas por ano em todo o Estado, ajudando o Brasil a se tornar referência mundial em Logística Reversa.
Cerca de 80% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 96% do total das embalagens de produtos comercializados anualmente recebem a correta destinação pós-consumo. Nenhum país do mundo registra uma cobertura tão ampla. Na França, que tem o segundo melhor desempenho, a destinação não passa de 77%; seguida do Canadá, com 73%. Os Estados Unidos são o nono lugar no ranking, com 33%.
Todas as associadas recebem anualmente o Termo de Credenciamento, através dele, é possível identificar, ao visitar uma loja, uma empresa comprometida com o meio ambiente. Para valorizar o trabalho dessas empresas, tornamos público a lista das associadas.
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
Mais que um modelo de negócios, o associativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.
Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos participam de forma igualitária para um bem coletivo. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta.